domingo, 5 de agosto de 2012

Sofrer bem antes de saber



Todos os ótimos conselheiros dizem: “Não sofra por antecipação. Espere acontecer, depois veja se há como lidar com o que se concretizou; mas espere acontecer”. Acredito que esse seja um mal comum de qualquer homem: sofrer só de pensar no resultado negativo.

Não sabemos nada, absolutamente nada sobre o futuro, mas só com as hipóteses já abrimos leques imensos de sofrimentos e angústias.
É inevitável não imaginar, não pensar que a partir de uma ação, tal reação seja a que vai realmente acontecer.
Sofrer antes de conhecer o resultado não é uma demonstração de fraqueza, é apenas insegurança; medo.
Aquele velho medo de conhecer a verdade ou de prolongar uma mentira. Medo de perder seus sonhos que te mantém em pé, erguido...
Medo de acabar com tudo que te fortalece em apenas alguns segundos. Sim, por segundos mudam uma história.

Não sei se é possível condicionar a sua mente ao “aproveite o momento”, imaginando possibilidades que mudem sua vida pra sempre, enquanto ele durar. 

A grande verdade é que você tem que se esforçar – pra tentar – obter resultados que sejam previsivelmente positivos. Ah, mas ainda tem as coisas que a vida coloca na sua frente, e dessas não há como fugir. Sabe aqueles resultados de exames, entrevista de emprego, vestibular?  Então, sofrer por antecipação é um mal muito comum, acho que o que muda de uma pessoa pra outra, é a relevância que cada um dá pra cada situação.

Dúvidas são inevitáveis, medos são inevitáveis... Inseguranças então, uhh!

Ahh, e espero que a expectativa pelo nosso  fracasso seja apenas algo corriqueiro das nossas mentes e que nossos resultados sejam os melhores possíveis.

Nenhum comentário:

◇ É passado, mas não esquecido