quarta-feira, 20 de maio de 2015

Reaja



 Certa vez, numa dessas palestras de autoajuda numa reunião do meu trabalho
***
Antes de continuar, quero deixar claro que eu detestava autoajuda, mas hoje, não tanto. Eu só acho que eles deveriam dizer que “o mundo é cruel, escroto, você vai se foder pra caralho, mas não é por isso que você tem que entrar na bad, tentar se matar e afins, já que não é o único a sofrer os males do mundo”, e não dizer que VOCÊ TEM PORQUE TEM que ver flores no inferno
***
a psicóloga que ministrava a coisa, trouxe um texto  chamado 90/10 de Steven Covey.

Eu logo trouxe minha atenção de Marte diretamente pra Terra (ah, vai dizer que você gosta reuniões) e fixei meu olhar, achando que era algo inovador da psicologia, e como eu amo psicologia, então...
Mas, pra minha decepção, a teoria era mais ou menos a seguinte:
Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.
Olha que estupidez! Quer dizer que dez por cento são as coisas que acontecem a despeito de nós e noventa é só a nossa reação ao objeto das nossas lamúrias?


Ahhhh váááá! Quer dizer que tudo acontece de acordo como nós reagimos? Eu poderia citar uma lista gigantesca de coisas que acontecem que estão fora do nosso controle e a gente, querendo ou não, cai no chão de tanta dor. Quem viveu, fez sua listinha imaginária aí que eu sei.

Pois bem, enquanto meu irmão via Modern Family, uma cena me fez mudar de rumos em relação a me cobrar a não reação. Um dos lindos do casal gay sofreu uma decepção e, enquanto o outro tentava controlar o choro do seu parceiro, ele disse: “RICHARD, EU POSSO TER MINHA REAÇÃO?”
Pronto! Era isso que eu precisava ouvir. 

Eu acho que tentar domar as reações é muito prejudicial. Causa mais dor, ansiedade, sofrimento... Nós temos que ter nossas reações.
Acabou o relacionamento? Chore, desague, sofra, ouça Evanescence...
Perdeu o emprego? Beba, corra, grite, poste ódio no Facebook...
Normal! Agora, eu acho que o importante é ter sua reação, fazer o que tiver de fazer, mas uma hora diga “basta!”.

Curta sua fossa, às vezes é legal, mas não precisa se jogar e ficar nela pra sempre. Gritar é bom, bater é bom, liberar as emoções é bom, mas uma hora retome as rédeas, respire e se mova.

Nenhum comentário:

◇ É passado, mas não esquecido