segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Carpe diem





A frase “Carpe diem”  me dá nos nervos e sempre me deu medo. Me enerva porque eu não entendo claramente o que seria “aproveitar o dia”; Medo porque eu sempre acho que não to carpe-ando o diem de verdade. 

Será que na minha tarde de estudos, eu to carpe-ando o diem? Será que é viver, fazer sexo madrugada adentro? Será que dizer “eu te amo”, “nunca mais fale comigo”, “não vivo sem você” fazem parte do carpe-ar o diem? Tomar decisões irreversíveis? Tomar banho de chuva?

Dizem que cada pessoa tem um jeito de fazer um dia se tornar proveitoso, mas, se cada um tem um jeito particular de viver seu dia, por que essa cobrança da vida em nos fazer engolir o carpe diem? Partindo desse princípio, eu acredito que todas as formas de aproveitar o dia são válidas. Mas, precisamos lembrar que é preciso ter prioridades. Cuidando dessas, você pode carpe-ar o diem tranquilamente. Porque você tem sonhos a serem realizados, metas a serem alcançadas e, talvez, o “aproveitar o dia” seja apenas curtir os dias de sol, ou fazer aquilo que te deixa em paz consigo mesmo.

O amanhã é tão incerto quanto certo e, aproveitar o dia envolve isso: perder tempo com coisas frívolas, como: brigar com as pessoas que você ama, ir a lugares onde será possível tirar o máximo de divertimento... 

A partir desses pensamentos, cheguei a seguinte conclusão: Vamos imaginar que o mundo vai acabar em uma hora. Você recebe essa notícia e imagina o que fazer durante os minutos finais de vida na Terra. Proponho três opções: estudar sozinho no seu quarto, assistir o desfecho do seu seriado favorito e, por último, passar a última hora com a pessoa que você está apaixonado... Sabiamente, todos escolheriam a última opção; traduzindo, o que rege o verdadeiro “dia aproveitado ao máximo”, é tudo aquilo que nos dá prazer e promove a interação com o outro. Acho que nessa parte os escritores dos livros new age têm razão; pra quê perder tempo com resultados imutáveis?

Curtir o dia ao máximo é necessário, no entanto, precisamos planejar, organizar e manter certos padrões, porque assim como o presente precisa ser vivido, o futuro precisa ser planejado e as prioridades precisam ser respeitadas. A gente não pode acreditar que amanhã tudo vai explodir, pois, assim como pode acontecer, pode não acontecer e nós temos que lidar com o futuro... A não ser que você não se importe em dormir na rua e mendigar seu almoço todos os dias.

Em vista disso…  Carpe diem, but first things first.


Nenhum comentário:

◇ É passado, mas não esquecido