quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Desconfiança




Impossível se relacionar com alguém não tendo o mínimo de confiança. Nós confiamos, mesmo que seja involuntariamente.

Muitas pessoas dizem não se preocupar com a traição, pois ela vem de qualquer forma e, se você não se preocupar, ela não irá te surpreender quando vier. Mas não tem como sentar com alguém, conversar sobre o que quer que seja; encará-la e simplesmente não confiar. Daí vem um abismo de dúvidas.

Dizem que a confiança é um luxo, eu acredito que ela apenas “aparece”. A confiança surge quando você conhece alguém que tem muitas coisas em comum com você. Quando conhece um ser humano que possui as mesmas dores, as mesmas angústias, ou, na melhor das hipóteses, quando conhece alguém completamente o oposto de você. Alguém que o inspira; que faça você esquecer seu lado ruim e apenas confia. 

A dificuldade em descobrir que você é um “confiante”, é a demasia da confiança; o apreço dado muito facilmente. Aí entra o controle. Suas experiências devem contar muito no julgamento, mas não deixem que elas atrapalhem seu juízo.

Um prosador espanhol disse certa vez: “A confiança é a mãe do descuido”. Confiemos, mas não tanto. Vamos deixar um espaço pra desconfiança, assim, você pode ter certeza: você não vai ganhar um coração partido, não vai ganhar uma humilhação e nem tão pouco sofrer com um abandono. Ah, e feche os dois olhos quando for dormir, suas retinas precisam descansar.

Nenhum comentário:

◇ É passado, mas não esquecido