terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Corrida decrescente contra a depressão: Lição 1


O centésimo e último texto do ano.
A primeira e última dica de como deixar de lado a depressão.
Traduzindo..um texto muito importante.
Eu pensei em fechar essa cronologia de fatos, falando de como o amor é importante, mas isso é mais que batido, então o básico é: pra ser amado é preciso ser amável. Se bem que existem odiosos que são venerados por uns, enfim, a fórmula é basicamente essa.
Deixando de lado essa coisa melosa, usarei esse texto para tentar - de novo - abrir os olhos de quem se enxerga pequeno.
Tem certeza que sua vida ta sendo válida assim?
Tem certeza que os frutos são sempre proveitosos?
Pare, pense bem, se o lado que você quer seguir é esse. Dê uma boa olhada a sua volta e chega de fazer uma gota d'agua, virar um maremoto. Ninguém aqui ta dizendo pra você apagar o pessimismo da sua mente, até porque é impossível considerando a clara hipótese da sua humanidade existir, a única sugestão aqui é que você saiba avaliar o que realmente você é, o que realmente pesa ou o que é supérfluo. Não fique inerte no meio do caminho, se movimente, tente observar de forma menos fatalista tudo que te cerca, fale, grite, proteste ou simplesmente, ouça, sussurre ou faça protestos sutis, é tudo muito válido quando seu objetivo é bom e claro.
Preciso ser sincero, isso é tão óbvio mas quero deixar claro. Não mudei completamente, amadureci e sei mais ou menos o que fazer, admito que volta e meia paira uma nuvem negra, mas eu aprendi que dissipa-la depende muito mais de mim, do que do outro. Não sou o rei do otimismo, porém hoje, agradeço a vida, todas as oportunidades que ela me oferece.
Boa sorte e passe bem.


Ah! Feliz ano novo.



PS: "Sinto meus ossos sorrindo no meu corpo (...) mas ainda ouço os ecos do abandono"
Alanis Morissette - Giggling for no reason.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Corrida decrescente contra a depressão: Lição 2


"Seja você mesmo". Sempre que eu escutava uma música ou lia uma poesia onde essa frase estava explícita ou implícita, eu pensava: Se eu nem sei quem sou eu, como vou poder ser eu mesmo?
Hoje pensando nessa frase, vejo outras dimensões, acho que ela quer que nós não sejamos outro pra agradar a massa. Normalmente nos perdemos facilmente quando criamos um personagem que cativa um número de pessoas ou uma determinada pessoa.
Pegue essa frase e leve com você, assim como eu faço.
"Pro sucesso não há uma formula, mas pro fracasso existe uma infalível, tentar agradar a todos".

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Corrida decrescente contra a depressão: Lição 3


Evite caminhar sempre pelas mesmas estradas, já estão "gastas", se você nunca ganhou nada sendo assim, então mude. Exceto as coisas que passam fora do campo de atuação humana, você pode tudo, desde que, respeite o espaço do outro e não se venda por muito pouco. Se a perfeição é uma questão de hábito (citando brutalmente Aristóteles) então façamos valer, perfeito ninguém vai ser, mas já que tentar é grátis, tento até..encher.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Corrida decrescente contra a depressão: Lição 4


Dê vários passos firmes em busca da conquista pelas suas metas, esse é um atalho incrivelmente rápido pra sair da depressão ou seja lá o que você sente. Seja objetivo e claro com o que você quer, as recompensas vão acontecer tão rapidamente que você vai se assustar e nunca mais vai querer ficar no canto, melancólico, achando que faz parte de uma pintura do James Barry.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Corrida decrescente contra a depressão: Lição 5


Seja paciente.
Nem todas as mudanças resultam em bons acontecimentos de imediato. Você era o vilão da histórias e de repente viu que nada se lucra com isso (nada de bom). Você então resolve mudar, se acalme e espere que as coisas vão acontecer, dê uma boa olhada ao seu redor, perceba que sua vida acompanha seus esforços, inércia resulta em inércia, ódio em ódio e por ae vai.
Uma frase que uma amiga me mandou uma vez (percebeu que meus amigos são verdadeiros poços de cultura e sabedoria? são mesmo) dizia assim: "Como você você pode esperar novos resultados se faz sempre as mesmas coisas?" Oscar Wilde. Então, chega de ficar se autosabotando e vai pra luta. Existem muitas recompensas de energia, acredite.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Corrida decrescente contra a depressão: Lição 6


Se valorize. Não é possível que você se olha no espelho e não gosta de nada do que vê.
Pelo menos você vê. Você sente, corre, grita, ouve. Vai dizer que isso não é o bastante.
Veja em você a pessoa que você é, pare de se julgar. Ah! fulano disse isso ou aquilo, então você vai se guiando pelas críticas, que tipo de idiota você é?
Desculpa, eu não quis ofender, mas é que me irrita saber que as pessoas não vêm beleza nos pequenos atos, pôr do sol, nascer do dia, a brisa que corre pelo seu rosto, é clichê, é sim, passou na novela das oito? passou, mas é válido e muito.
Fui falar pro meu irmão que as pessoas deveriam valorizar pequenas coisas, ele disse que as criaturas que dão ênfase as coisas ruins não prestam, ele disse: "Babaquice" rs.
Ta muito certo, leve como conselho (mais um) e não se lamente mais pelos cantos, se achando feio ou sei lá o que você se acha.
Respire fundo e não precisa dizer nada, apenas sinta as coisas ao redor.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Corrida decrescente contra a depressão: Lição 7


Tente, por favor, tente não sentir conforto nos sentimentos ruins. Angústia suada, solidão poética, rancor que queima o estômago.
Tente não sentir conforto nos maus sentimentos e tenho dito.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Corrida decrescente contra a depressão: Lição 8



E hoje a dica é: Não julgue o mundo inteiro só porque você conhece várias peças imprestáveis.
Assim como não existe um ser perfeito aqui na terra, o imperfeito por completo também não.
Só porque você infelizmente se deparou com figuras que merecem ser jogadas no buraco negro no espaço, não quer dizer necessariamente que o mundo inteiro é assim.
Quando pessoas boas sofrem muitas frustrações ou são traídos, é comum que por questão de autodefesa seja criado uma barreira entre você e os indivíduos que te cercam, quebre isso, agora, imediamente, as consequências do isolamento são devastadoras. O melhor remédio é dar um voto de confiança, caso essa confiança seja - mais uma vez - desrespeitada, se afaste da criatura que te causou isso ou pros menos puritanos, diga aquele velho "foda-se" e vai embora. Enquanto isso, tente seguir a frase que um ex-amigo (?!) me disse uma vez "Dê uma chance ao mundo".

domingo, 13 de dezembro de 2009

Corrida decrescente contra a depressão: Lição 9



Então vamos deixar as ironias de lado (o que move o blog) e vamos agora tentar fazer você enxergar o que vale a pena se preocupar de verdade e deixar de lado tudo que lhe incomoda
Damos início então a..
Corrida decrescente contra a depressão.
Primeira lição: Não se culpe, você não é o único.
Normalmente a tendência natural é que uma culpa venha junto com sentimento ruins.
Isso é completamente normal, todas as pessoas do mundo sentem as mesmas coisas, uns com muita intensidade, outros com um grau de intensidade menor, mas sentem
Conversando com uma amiga da faculdade, ela disse algo muito interessante sobre livros de auto ajuda, falávamos sobre O segredo: "Eles deveriam fazer com que o público aprenda a lidar com as negatividades comum nos seres humanos, mas não, eles querem que nós tenhamos pensamentos completamente positivos sempre, ninguém é assim".
Vou sintetizar tudo isso. Você não deve se martirizar.
Somos todos iguais, o que diferencia é a profundidade que damos a cada coisa.
Pare e pense: Será que tudo isso vale mesmo tanta atenção?
Adore a imagem que você vê no espelho.

Suposta ajuda: Saia com os amigos, converse, você não vai ser entendido nunca sobre as coisas que você não conversa

Consequências da acomodação: Solidão e mudanças de humor

Recompensas: aceitação (própria, que o é a mais importante)


PS: Não estudo psicologia e não to escrevendo me sentindo psicólogo, escrevo por experiência pessoal.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Produtos Fábrica de positividades: Felicidade instantânea appreciator


Você se sente sozinho?
Acha que o mundo conspira contra você?
Sofre de mudanças de humor repentina?
SEUS PROBLEMAS ACABARAM!!
A Fábrica de positividades orgulhosamente apresenta..
O sensacional, o magnífico, o colossal FELICIDADE INSTANTÂNEA APPRECIATOR
Com ele, nenhum desses sentimentos de impotência e submissão farão mais parte da sua vida
É muito fácil de usar. Assim que você sentir que "as sensações ruins" estão chegando, basta apertar o botão vermelho SOS e pronto.
Raios infravermelhos são enviados direto pra a parte do seu cérebro responsável pelo seu humor.
Calma!
Não é só isso, com a compra do seu FIA, nós da Fábrica de positividades enviaremos de brinde a pulseira BOAS LEMBRANÇAS KEEPER. É isso mesmo que você leu. Quando você estiver num ótimo momento da sua vida, os sensores contidos na pulseira irão gravar automaticamente esse bom estado, não se preocupe, apenas bons momentos são gravados.
Então, o que você está esperando?
Adquira já o seu por aqui mesmo.
Ótimas compras e seja feliz.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Nem 0% de energia


Nos últimos posts do ano, a fábrica de positividades vai fazer jus ao seu nome e alguns lembretes de textos passados.
Vou tentar ilustrar o que eu vou dizer.
Vamos imaginar uma situação.
Supomos então que você, sem muito esforço, pegue esse monitor na sua frente, arranque os fios e o jogue no chão. Consequências: Vai perder um meio de comunicação, as pessoas que moram com você vão achar que você é louco, você pode se machucar com os cacos e vai gastar uma puta grana no conserto, ou seja, um pequeno ato, que não gasta nem 0% da sua energia, pode mudar toda uma rotina.
Já disse aqui antes e vou repetir, vê se dessa vez você aprende.
É clichê, é chato e repetitivo. Pior, é de livro de auto-ajuda.
Aceite você ou não
"A escolha está nas suas mãos".

◇ É passado, mas não esquecido